Na hora de construir deve ter lhe aparecido a dúvida: tijolo ou bloco? Nesse post a intenção é te ajudar a sanar essa dúvida muito comum em quem está começando a construir. Cada material tem sua própria característica e a intenção é te ajudar a escolher o melhor para sua obra.

Tijolo
Bloco

Tijolo comum

O tijolo comum oferece um ótimo conforto acústico e térmico, porém seu preço de construção é elevado, como seu tamanho é reduzido, é necessário um grande número de tijolos para erguer uma parede, causando um gasto maior com mão de obra. Esse tijolo costuma ser irregular em seu tamanho, sendo necessário um gasto mais elevado com reboco para nivelamento da parede.

Tijolo baiano

Esse tijolo é bastante utilizado por ser o mais barato, porém é um tijolo muito sensível e apresenta um elevado índice de quebra, sendo necessário sempre comprar um número maior do que o necessário(em torno de 30%). Assim como o tijolo comum, apresenta certa irregularidade no tamanho, sendo necessário mais material de reboco para nivelamento. Por ser maior ele é mais barato para ser erguido, porém apresenta menor conforto acústico.

Bloco de concreto

O bloco de concreto proporciona um menor conforto térmico, porém tem sua construção mais rápida e mais barata devido ao seu maior tamanho. Por ser de concreto a taxa de quebra desse material é bem baixa. Por ser padronizado, uma fina camada de reboco é o suficiente para nivelar a parede.