Oscar Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro no dia 15 de dezembro de 1907. Foi um dos maiores arquitetos brasileiros, sendo considerado um dos principais expoentes no desenvolvimento da arquitetura moderna mundial.

Sua principal característica é o uso de curvas nas edificações, concreto, vidros e vãos livres, um estilo inconfundível.

Em 1929 ingressou no curso de Arquitetura pela Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1934 concluiu a graduação e começou a trabalhar como arquiteto. Iniciou na profissão como estagiário no escritório do famoso arquiteto Lúcio Costa(vieram a projetar Brasília juntos anos depois).

Niemeyer conheceu em 1940 o político Juscelino Kubitschek e foi convidado por ele a realizar seu primeiro grande projeto em Belo Horizonte, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Em 1945, junto com outros dez arquitetos de notório reconhecimento, Oscar Niemeyer foi convidado para participar do projeto da nova sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque.

Anos depois, em 1956, Juscelino Kubitschek, agora presidente do Brasil, lhe convidou para projetar os prédios públicos do Distrito Federal, que na época estava em processo de construção. Boa parte do seu reconhecimento foi por ter executado o planejamento arquitetônico desses prédios públicos.

Brasília é o projeto mais impactante que Niemeyer participou. A cidade é uma utopia futurista, um símbolo de progresso, caracterizada pelo uso de curvas e concreto.

Foi o arquiteto responsável pela construção do Congresso Nacional do Brasil, do Palácio da Alvorada, do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e da Catedral de Brasília. Niemeyer também realizou diversas grandes obras fora do Brasil, como por exemplo a sede da ONU em Manhattan, Estados Unidos.

Sua notável carreira foi reconhecida e laureada em 1988 com o prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura, na única vez da história em que o prêmio foi dividido(com o norte-americano Gordon Bunshaft).

Oscar Niemeyer é famoso não apenas no Brasil, mas mundialmente, com mais de 600 obras pelo mundo.

Categorias: Arquitetura