Ser engenheiro civil é o sonho de muitos estudantes, por ser uma profissão de certo prestígio, é visada por várias pessoas, desde o vestibular até a carreira profissional, porém essa profissão apresenta dificuldades como qualquer outra, por isso, listamos os 3 maiores desafios, na nossa opinião, que um engenheiro civil passa em sua carreira:

  • Instabilidade profissional
  • Responsabilidade civil
  • Gestão de pessoas

Instabilidade profissional

A profissão de engenheiro civil é bastante volátil, pois está atrelada diretamente a economia. Quanto melhor a economia estiver indo, mais vagas para engenheiro civil vão existir, o problema é que o inverso também acontece, quanto pior estiver a economia, menos vagas haverão.

Por isso, assim como nas outras profissões, o engenheiro precisa sempre estar se atualizando e se esforçando pra ser um melhor profissional. Assim quando os momentos de baixa chegarem(e eles vão chegar, já que a economia é cíclica), ele estará em destaque em relação aos outros profissionais, tendo muito mais chance de ser um ocupante das vagas existentes, mesmo as mais escassas.


Responsabilidade civil

O engenheiro civil é responsável por muitas pessoas, um erro de cálculo ou um descuido pode custar a vida das pessoas, tanto dos operários que estão trabalhando na construção, quanto das pessoas que irão habitar o empreendimento.

O engenheiro precisa saber que o diploma não é tudo, ele está lidando com pessoas e com vidas. É de grande importante que o engenheiro tenha conhecimento sobre as repercussões de seus atos, evitando dessa forma, possíveis danos.


Gestão de pessoas

Apenas ter conhecimento de engenharia não é o suficiente para ser um bom engenheiro. O engenheiro precisa saber lidar com as pessoas, tanto com os operários quanto com a imprensa ou pressões externas, por estar construindo em uma área de desmatamento por exemplo.

A profissional do sexo feminino pode ter ainda mais dificuldade em obter esse respeito. Por se tratar de um ambiente com predominância masculina, não é incomum que ela demore mais para ser respeitada. Além disso, engenheiros mais novos no geral costumam sofrer mais preconceito, principalmente dos operários mais velhos.

Por isso, saber tratar sua imagem e saber conquistar o respeito da maioria é fundamental para um bom andamento da obra.

Categorias: Engenharia