Deseja conhecer Porto Alegre e não sabe onde visitar? Porto Alegre é uma linda cidade e cheia de opções, por isso nesse pequeno post lhe ajudamos com essa dúvida.


Orla do Guaíba

A Orla do Guaíba é um parque ao longo da margem do Lago Guaíba. Sua obra de revitalização foi concluída em 2018, se tornando um dos maiores pontos turísticos de Porto Alegre. Com 1,5km de extensão, o parque é muito bem conectado à malha urbana, sendo de fácil acesso.

A orla é muito bonita tanto de dia quanto de noite e se destaca pela ótima visão do pôr-do-sol. Nela você pode caminhar, andar de bicicleta e frequentar os bares e restaurantes.

Ao longo da Orla encontram-se diversos pontos de referência e turismo da capital gaúcha, como a Usina do Gasômetro, o estádio de futebol Beira-Rio, o Anfiteatro Pôr do Sol, a Fundação Iberê Camargo e o Asilo Padre Cacique.


Fundação Iberê Camargo

Também ao longo da Orla do Guaíba a fundação Iberê Camargo é uma entidade cultural com a missão de preservar, investigar e divulgar a obra de Iberê Camargo, um dos grandes nomes da arte brasileira do século passado.

A atual sede foi projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza e conta com acervo, salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, ateliê de gravura, ateliê do programa educativo, auditório, loja, cafeteria e estacionamento.

Como é aberto ao público, é possível visitar o Iberê Camargo em qualquer época do ano.


Casa de Cultura Mario Quintana

A Casa de Cultura Mario Quintana antigamente era o luxuoso Hotel Majestic. De 1968 a 1980 Mario Quintana morou nela quando ainda era hotel, por isso leva o nome em homenagem ao autor gaúcho.

Acomoda uma ampla variedade de espaços culturais como biblioteca, museu, acervos, discoteca, galerias, três salas de cinema, livraria, teatro e diversas salas com destinações específicas e outras de uso múltiplo.

A Casa de Cultura é aberta ao público todos os dias da semana, exceto segunda-feira. Com entrada franca.


Mercado Público

O Mercado Público fica no centro da cidade e foi inaugurado em 1869. Conta com 106 estabelecimentos com um misto de atividades, como por exemplo açougue, peixaria, produtos naturais, fruteira, bomboniere e restaurantes.

Apesar de ter sido revitalizado diversas vezes, o mercado mantém as mesmas características arquitetônicas da sua época de construção a mais de 150 anos atrás.

O Mercado é um dos melhores locais para o consumidor fazer compras, além de ser um prédio histórico e uma atração turística da cidade. É também conhecido por ter preços mais baratos e produtos de melhor qualidade.


Teatro São Pedro

É o teatro mais antigo da cidade, conta com 636 lugares e foi inaugurado em 1858. Tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e nacional, e inventariado pelo Ministério da Cultura, tem sido referência de teatro não apenas no país, como também internacionalmente.

Na década de 80 o teatro passou por um intenso trabalho de restauração para adquirir a atual estética, mantendo as características arquitetônicas.

Quando estiver em Porto Alegre, recomendamos pesquisar a agenda do teatro e assistir ao espetáculo que mais lhe agradar.

Categorias: Turismo