Construir por conta própria ou por construtora?

Você por algum motivo deseja construir porém está na dúvida se faz isso por conta própria, ou seja, contrata de forma independente os pedreiros, arquitetos, engenheiros, eletricistas, gesseiros, instaladores em geral, encanadores ou então contrata uma construtora, responsável por fazer todas essas ligações.

É comum acreditar que através de uma construtora é mais caro, porém essa não é uma verdade absoluta. Você já imaginou que contratar uma construtora pode ser mais barato do que construir por conta própria? Isso pode ocorrer por alguns motivos:

  • Uma construtora experiente sabe otimizar a obra, se algo estiver em uma quantidade acima do necessário, a construtora irá identificar e fazer a otimização mais adequada.

  • A construtora costuma comprar os materiais em grandes quantidades, ela tem um poder de negociação maior, com isso consegue repassar custos de materiais mais baixos. Na hipótese de fazer a obra por conta própria, você será o responsável por toda a compra do material, por fazer as negociações com as lojas e por cobrar entrega atrasada.

  • Caso haja descuido e isso ocasione a contratação de profissionais pouco capacitados, existem chances do serviço ter que ser refeito e isso envolve aumento de custos.

Em uma obra não é incomum os prestadores de serviços contratados não se responsabilizarem pelos problemas da obra. O eletricista atribuir o problema ao pedreiro, o pedreiro atribuir o problema ao encanador… E você fica sem a solução necessária.

Ao contratar uma construtora os problemas da obra irão se centralizar em uma única empresa. Quando ocorrer alguma inconformidade, você não precisará investigar quem ocasionou-a ou então tentar descobrir o motivo do problema, basta entrar em contato com a construtora que ela mesmo irá fazer isso.

É relevante destacar que existem profissionais mais capacitados e com maior experiência, assim como também existem empresas com mais conhecimento que outras. Apenas contratar o serviço mais barato pode não ser uma boa opção.

Por isso, sempre procure referências dos serviços que você está contratando, para garantir que a empresa ou o profissional que você está admitindo são capacitados e sérios para executar o serviço.

Caso você priorize minimizar aborrecimentos, não possua conhecimento prévio na área de engenharia ou então deseja realizar uma grande obra, o melhor a ser feito é contratar uma boa construtora. Assim, as chances de sucesso da obra aumentam consideravelmente, mesmo que os custos sejam um pouco maiores.

Mas se você está com orçamento baixo, já tem alguma experiência com obra, deseja fazer uma obra de baixa complexidade, sabe negociar preços e está com tempo disponível para se dedicar a obra, construir por conta própria pode ser uma boa opção.

Categorias: Construção