Por algum motivo você almeja adquirir uma nova residência ou local de trabalho, porém está na dúvida se constrói ou compra pronto. Iremos lhe ajudar com essa dúvida nesse post.

Primeiramente, não existe uma escolha melhor do que a outra, mas sim a mais adequada para os seus objetivos e momento financeiro. Por isso, saiba ponderar as vantagens e desvantagens para fazer a escolha mais correta para seu momento atual.

Optando pela construção

Ao optar pela construção, o imóvel ficará do seu gosto, possibilitando uma personalização muito maior, sendo possível fazer a construção com base nos seus objetivos. Porém leve em consideração que esse processo irá demandar tempo, já que construções levam meses para ficarem prontas. Mas você poderá pensar em cada detalhe.

Se você tiver facilidade em contratar a mão de obra ou existirem boas construtoras que executem obras no local da construção, com certeza sairá mais barato construir. Porém, caso você não saiba contratar de forma eficiente a mão de obra, é mais aconselhável optar por comprar pronto.

Caso você não esteja com todo o dinheiro para construir, as linhas de crédito para a construção do imóvel não são tão atraentes quanto as linhas de crédito para compra de um imóvel pronto. Calcule juros e taxas bancárias para saber se construir irá ainda sim sair mais barato do que comprar pronto.

Optando por comprar pronto

Ao comprar pronto, imediatamente você poderá começar a usufruir do novo espaço. Caso você esteja com pouco tempo, ou seja, precisando de um novo imóvel rapidamente, o mais adequado é comprar pronto, já que poderá utilizar o imóvel logo após a aquisição.

Porém saiba que quando você opta por comprar pronto, o lugar provavelmente irá precisar de adaptações, como pequenos reformas por exemplo, pois dificilmente irá conseguir encontrar um imóvel que se adapte perfeitamente as suas necessidades. Além disso, essas reformas terão sempre que respeitar as questões estruturais da construção.

A praticidade de adquirir um imóvel pronto é muito maior, você não irá precisar lidar com os imprevistos e problemas que costumam ocorrer nas obras. Com isso, o seu desgaste será muito menor, já que obras costumam causar estresse.

Conclusão

A escolha entre construir ou comprar pronto depende muito dos seus planejamentos e objetivos, sendo a questão do tempo um dos principais fatores, já que construir permite uma personalização maior e custa menos, porém demorando mais. Pondere os pontos levantados nesse post e compare com suas necessidades, assim você irá conseguir chegar numa conclusão mais precisa.

Categorias: Construção