Ser arquiteto é uma busca constante por inspiração, essa é uma das profissões que mais exige genialidade do seu criador. Normalmente os arquitetos são conhecidos por seu estilo próprio, resultado de seus estudos, desejos, sonhos, visões e inclusive inspirações em outros arquitetos, por isso, separamos alguns grandes arquitetos brasileiros, para que você também possa se inspirar.

No Brasil existem diversos grandes arquitetos, por isso foi muito difícil escolher apenas quatro. São os escolhidos por nós:

  • Oscar Niemeyer
  • Lúcio Costa
  • Rosa Kliass
  • Paulo Mendes da Rocha

Oscar Niemeyer

Sem dúvida um dos maiores nomes da arquitetura no mundo é Oscar Niemeyer, respeitado no Brasil inteiro até por aqueles que não são da área. Foi o arquiteto responsável pela construção do Congresso Nacional do Brasil, do Palácio da Alvorada, do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e da Catedral de Brasília. Niemeyer também realizou diversas grandes obras fora do Brasil, como por exemplo a sede da ONU em Manhattan, Estados Unidos.


Como estagiário da equipe de Lúcio Costa(o qual foi aluno e juntos criaram Brasília anos depois), Niemeyer trabalhou ao lado do famoso arquiteto franco-suíço Le Corbusier no projeto do novo prédio para o Ministério da Educação e Saúde Pública, um marco da arquitetura moderna brasileira na época.

Niemeyer é considerado um dos grandes nomes da arquitetura moderna no mundo, justamente por sua constante busca pela inovação, pouquíssimas linhas reta haviam em seus trabalhos.

Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.

OSCAR NIEMEYER


Lúcio Costa

Lúcio Costa não nasceu no Brasil, mas passou a maior parte da vida aqui. Assim como Niemeyer, Lúcio Costa também foi um dos grandes mentores da arquitetura de Brasília. Niemeyer foi aluno de Lúcio Costa enquanto ele era diretor da Escola Nacional de Belas Artes. Junto com Niemeyer, eles foram os pioneiros da arquitetura modernista no Brasil.

Além da construção de Brasília, um dos marcos do urbanismo do século XX, Lúcio Costa também foi o arquiteto responsável por diversas outras obras importantes, como o plano piloto da expansão da Barra da Tijuca no estado do Rio de Janeiro.

Lúcio Costa recebeu diversas honrarias ao longo da sua vida, sendo destaque, em 1960, o título de Professor Honorário de Harvard. Alguns anos depois, por catástrofes climáticas, a cidade de Florença, na Itália, foi devastada, e Lúcio Costa foi convidado a liderar a reconstrução da cidade.


Rosa Grena Kliass

Rosa é consagrada por seus trabalhos no paisagismo. A arquiteta é conhecida por ser pioneira do paisagismo no Brasil. A profissão de paisagista ainda não existia no Brasil, apesar de já existir no exterior, e foi a Rosa responsável pela existência da categoria no país.

Ela é respeitada no mundo todo e ganhadora de diversas prêmios nacionais e internacionais na sua área. Rosa foi a primeira mulher a receber o Colar de Ouro do IAB, prêmio que já reconheceu nomes como Oscar Niemeyer.

Rosa é fundadora da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas e também foi a primeira presidente da instituição.

Entre suas obras, se destacam o projeto paisagístico do Parque da Juventude – premiado pela Bienal da Arquitetura de Quito -, a revitalização da Avenida Paulista e a reforma do Vale do Anhangabaú, ambos em São Paulo.


Paulo Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha é considerado o maior arquiteto brasileiro vivo. Entre os brasileiros é o único ganhador vivo do Prêmio Pritzker, considerado o Oscar da arquitetura. Dentre suas obras mais famosas, se destacam o Ginásio do Clube Atlético Paulistano, Casa do Butantã, Museu Brasileiro da Escultura e Cais das Artes.

Paulo Mendes da Rocha também tem grandes projetos arquitetônicos fora do Brasil, como por exemplo o Museu Nacional dos Coches em Portugal.

Categorias: Arquitetura