Você precisa de ajuda para escolher o terreno ideal para os seus planos? Então chegou ao artigo correto. Iremos lhe ajudar a determinar os principais fatores para fazer uma boa escolha, respeitando suas metas.

Qual valor você tem para investir e qual o tamanho do terreno desejado? Essas duas perguntas irão lhe guiar na procura dos terrenos ideais para seus objetivos.

Observe o solo do terreno

A análise do solo do terreno é fundamental para estimar o custo da obra. A resistência do solo interfere na fundação a ser usada para a construção. Como essas diferenças interferem no custo da obra, uma economia no momento da compra do terreno pode significar um custo maior para construir no futuro. Caso não tenha conhecimento para fazer esse tipo de análise, procure um profissional para lhe auxiliar, como por exemplo um engenheiro, arquiteto ou uma construtora.

Incidência solar

Uma boa incidência solar é fundamental para um terreno de qualidade, terrenos cercados por grandes construções podem sofrer severamente com a falta de sol. Além disso, caso tenha terrenos vazios em torno do terreno, atente-se a possibilidade de um dia esses terrenos receberem grandes construções.

Redondezas

As características das redondezas são tão importantes quanto o terreno em si. Analisar apenas as questões técnicas pode ser um erro, leve em considerações aspectos como: histórico de segurança das redondezas, proximidade do trabalho e da família, presença de uma boa infraestrutura urbana na vizinhança e facilidade de acesso ao terreno.

Leve também em consideração o crescimento da redondeza, como por exemplo a construção de shopping center, supermercados e faculdades. Além de indicar um crescimento da região, pode valorizar seu terreno no futuro.

Conheça a vizinhança

Se possível conheça os vizinhos antes de comprar o terreno, uma boa relação com eles irá melhor muito o seu ambiente de morar ou trabalhar. Também pense nas suas preferências pessoais, você prefere um bairro mais calmo ou agitado? Caso esteja a procurando lugares mais calmos, escolher um lugar com muitas festas nas redondezas pode ser um problema.

Invista com inteligência

Não gaste todo o seu dinheiro na aquisição do terreno. Após a compra dele, em algum momento você irá precisar construir nele, lembre-se de guardar dinheiro para esse momento. Além disso, a construção costuma custar mais caro do que a aquisição do terreno.

Conclusão

Não compre um terreno de maneira intempestiva, a análise de todos esses fatores pode levar tempo, e comprar um terreno sem fazer as análises corretas pode lhe levar a correr um risco que você não deseja correr. Por isso, haja de maneira cautelosa e não existe em contatar um profissional para lhe auxiliar.

Categorias: Construção