Algumas obras são referência para qualquer engenheiro, as vezes pela complexidade do projeto ou pelas adversidades climáticas e topográficas para sua construção.

Nesse artigo destacamos algumas obras brasileiras marcantes pra engenharia, inclusive internacionalmente.

Usina Hidrelétrica de Itaipu

A hidrelétrica de Itaipu é uma das maiores hidrelétricas do mundo e uma das maiores obras da américa latina. Ela fica na divisa do Brasil com o Paraguai e necessitou da cooperação dos dois países pra ser construída.

A barragem levou 7 anos pra ser construída, de 1975 a 1982, contando com quase 8 km de extensão e 196 metros de altura, o equivalente a um prédio de aproximadamente 65 andares. São 20 turbinas capazes de gerar 14 mil megawatts. 

Itaipu detém o recorde de mais energia produzida em um único ano por uma usina. Esse feito foi realizado em 2016, quando gerou um pouco mais de 100 milhões de MWh de energia limpa e renovável.


Yachthouse By Pininfarina

Yachthouse é o prédio mais alto do Brasil e tem conclusão da obra estimada em 2021. São duas torres de 281 metros e 81 andares, ele também é o maior edifício residencial da américa latina.

Mesmo antes de ser inaugurado o Yachthouse já ganhou o prêmio de Arquitetura Americana, The American Architecture Award, um dos mais importantes prêmios internacionais do setor de arquitetura.

São prédios de alto padrão e com várias adaptações diferenciadas para atender seu tamanho, como elevadores que andam a uma velocidade de 3 metros por segundo, tudo isso pra chegar do primeiro ao último andar em menos de 2 minutos. Além disso, conta com heliponto, cinema, academia, danceteria e várias outras inovações.


Ponte Rio-Niterói

A Ponte Rio-Niterói fica localizada no Rio de Janeiro e tem a finalidade de ligar os municípios do Rio de Janeiro e Niterói. Seu nome oficial, porém pouco conhecido, é Ponte Presidente Costa e Silva.

A ponte levou 5 anos pra ser construída, de 1969 a 1974, e tem um comprimento total de 13,29 km, sendo o maior pilar com 72 metros de altura. Por dia passam aproximadamente 150 mil veículos e atualmente conta com um pedágio no seu percurso.

Toda a estrutura utilizada na ponte foi fabricada na Inglaterra e chegou ao Brasil por transporte marítimo. Sua parte mais complexa são os 9 km sobre o mar, que exigiu a perfuração do subsolo oceânico na busca por um terreno rochoso que aguentasse a estrutura da ponte.


Cidade Administrativa de Minas Gerais

A Cidade Administrativa de Minas Gerais é a sede oficial do Governo do Estado de Minas Gerais, ela é composta por sete edificações principais e o arquiteto responsável pelo projeto foi Oscar Niemeyer.

Essa obra levou um pouco mais de 2 anos pra concluída, sendo sua inauguração em 2010. Atualmente é local de trabalho de mais de 16 mil servidores públicos.

Na parte de engenharia se destaque o Palácio Tiradentes, que abriga a Governadoria do Estado de Minas Gerais. O edifício é o maior prédio de concreto suspenso do mundo, com 26 m de largura e vão livre de 147 m de comprimento.


Além disso, vale ressaltar também os dois prédios idênticos nomeados de Minas e outro de Gerais, cada um com 116 mil metros quadrados de área construída. Os prédios possuem linhas arquitetônicas curvas características do arquiteto Oscar Niemeyer.