Obras hospitalares costumam ser muito delicadas, já que necessitam de prazos curtos, não permitem erros e precisam da coordenação dos trabalhos para que não cause impacto na rotina do hospital.

Numa obra hospitalar precisam ser observados detalhes próprios desse tipo de construção, como atenuação do ruído, controle de poeira e execução dos serviços em horários diferenciados. Para sanar esse problema, o setor de engenharia precisa focar em diminuir ao máximo os conflitos que a intervenção irá causar no hospital.

Na instalação de equipamentos hospitalares, é importante observar que alguns equipamentos costumam ter um peso bastante elevado, por isso é fundamental preparar o conjunto de pilares e vigas para aguentar o sobrepeso. Além de preparar o trajeto que o objeto irá percorrer até chegar em sua sala de instalação.

Além disso, construções hospitalares contam com itens exclusivos, como gases medicinais, chamada de enfermagem, sistemas de emergência, sistemas elétricos avançados, entre outros. Sendo alguns com normas técnicas específicas, como por exemplo a NBR 13534 para instalações elétricas. Todos esses itens necessitam de profissionais capacitados para sua correta instalação.

Dado a alta complexidade e desafios únicos das obras hospitalares, é comum surgirem empresas especializadas nesse tipo de obra, com know-how adquirido ao longo dos anos. A Formas & Efeito é uma construtora com ampla experiência em obras e reformas para hospitais e centro clínicos.

Por tanto, ao construir ou reformar hospitais e centro clínicos, sempre escolha profissionais e empresas capacitados para esses serviços.